Aeroporto  - Arthur Hailey

Aeroporto – Arthur Hailey

Descrição do livro

Decorrida em um espaço de sete horas, a história do romance desenrola-se no agitado Aeroporto Internacional Lincoln, em Chicago, vítima de uma tempestade que estende-se também, por boa parte do Centro-oeste estadunidense.
O administrador-geral do aeroporto, Mel Bakersfeld — o protagonista —, enfrenta junto à sua equipe uma série de adversidades — a maioria gerada devido à nevasca, como pistas obstruídas, vôos atrasados etc. O personagem principal também lida, paralelamente aos problemas do aeroporto, com problemas pessoais — especialmente com sua mulher, a qual estava bastante distante, e com seu irmão Keith Bakersfeld, controlador de vôo, vítima de forte depressão devido a um desastre aéreo que podia ter evitado — e com a atração sexual por sua colega Tânia Livingston.
O clímax do romance ocorre quando um passageiro embarca em uma aeronave com uma bomba, com o ideal de explodi-lo — suicidando-se — entregando a sua família trezentos mil dólares americanos, de seu seguro de vida. Após investigações em terra, a tripulação do Caravela de Ouro — o avião em que o suicida embarcara —, vôo dois, toma decisões de emergência na tentativa de pousar a aeronave a bordo.
O autor aborda diversos temas no livro, entre os quais o segundo plano dado aos aeroportos pela classe política, a venda de seguros nos aeroportos, as fragilidades das companhias aéreas, os problemas psico-mentais enfrentados pelos controladores de vôo, o incômodo de bairros vizinhos ao aeroporto e o aborto.

Livros Relacionados